Google+
Facebook
Twitter
Linkedin
Instagram
Flickr

domingo, 31 de março de 2019


Noite dos Museus 2019 ocorrerá no dia 18 de maio em 14 Espaços Culturais da Capital

O Noite dos Museus 2019 já tem data e locais definidos. O projeto que une história, cultura e interatividade acontecerá no dia 18 de maio abrindo 14 espaços culturais de Porto Alegre em horário inusitado, das 19h até à 1h.
• • •


• • •
Em sua quarta edição, o evento terá uma programação ainda mais abrangente, levando não só música, mas também outras linguagens artísticas para dentro dos museus. O roteiro cultural está sendo criado por um conselho artístico formado pela equipe da produtora Rompecabezas e dois consultores convidados: o gestor cultural paulistano Bruno Assami e o jornalista gaúcho Roger Lerina.

"O desafio de fazer o Noite dos Museus neste ano é enorme. Nossa intenção não é repetir o evento, mas sim desconstruí-lo para que ele não se repita completamente e continue inovando. A expectativa é ampliar nossa estrutura e abrangência, além de trazer uma pluralidade artística ainda maior para o público, através do nosso conselho artístico. E é por isso que convidamos duas pessoas com olhares tão diferentes para montar a programação conosco: o jornalista Roger Lerina, que possui um grande conhecimento sobre a cultura local, e o Bruno Assami, um gestor de espaços culturais experiente que trará uma perspectiva de fora, mais global, pensada principalmente para dialogar com os museus da nossa cidade", explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus no Brasil.

O projeto que acontece anualmente na capital gaúcha, sempre na Semana dos Museus, já reuniu mais de 100 mil pessoas das mais diversas gerações pelas ruas e museus da cidade nas últimas três edições. Neste ano, o circuito de visitação ganhou dois novos endereços, o  Museu da Brigada Militar e o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, além dos já participantes Museu de Arte Contemporânea, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul, Pinacoteca Ruben Berta, Museu Júlio de Castilhos, Museu do Centro Histórico Cultural Santa Casa,Instituto Goethe, Museu da UFRGS, Planetário, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e Fundação Iberê Camargo.

Todos os anos, o evento abre vagas para voluntários que desejam participar como monitores. As inscrições para a próxima edição já estão disponíveis. Os currículos podem ser enviados até o dia 20 de abril pelo link https://goo.gl/forms/yfdl1TOkCtx7gDH12.

Para entrar no processo de seleção, é necessário ser maior de 18 anos, cordial e proativo e ter facilidade em lidar com o público.

O Noite dos Museus 2019 tem apresentação do Ministério da Cidadania e da Rompecabezas. A programação completa será divulgada em breve.

SERVIÇO
NOITE DOS MUSEUS 2019
Dia 18 de maio, sábado, das 19h à 1h
Entrada franca
Classificação etária: Livre

LOCAIS PARTICIPANTES
Museu da Brigada Militar (Rua dos Andradas, 498 – Centro)
Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro)
Museu de Arte Contemporânea – MACRS (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 – Centro)
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega – Centro)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega – Centro)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro)
Museu Júlio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205 – Centro)
Museu do Centro Histórico Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)
Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Independência)
Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim)
Planetário (Av. Ipiranga, 2000 – Santana)
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000 – Cristal)